quarta-feira, 28 de março de 2012

Paralisação Nacional dos pós-graduandos pelo reajuste de bolsas já!

Caros pós-graduandos,

Como devem estar sabendo, a ANPG convocou uma paralisação nacional como forma de manifesto aos 4 anos de congelamento das bolsas de mestrado e doutorado. Quanto a isto, várias pessoas nos perguntaram sobre a posição da APG-UEM e quais medidas seriam tomadas por parte da Associação. Assim, reiteramos nosso compromisso na defesa de uma política de valorização das bolsas de pesquisa em nosso país, pois, acreditamos no papel fundamental desempenhado pelos estudantes de pós-graduação stricto sensu no desenvolvimento da nação brasileira.

Para a APG-UEM, o ato de paralisar deve vir acompanhado de ações que visem o agrupamento dos pós-graduandos em atitudes coletivas e em torno de discussões que contribuam com os interesses dos pós-graduandos. Assim, cientes de que, devido ao curto espaço de tempo, não será possível mobilizar os pós-graduandos em fóruns de discussões, aulas, reuniões, atos de reivindicações, entre outros, optamos por levar toda a comunidade universitária a refletir sobre a situação dos pós-graduandos na luta pelo reajuste imediato das bolsas. Desta forma, para marcar o dia de paralisação na UEM, na quinta-feira, 29/03, estaremos panfletando na porta de saída do RU, das 11 h as 13 h. Além dos panfletos, será instalado um mural de mensagens e indignação onde todos poderão deixar registradas suas opiniões sobre o assunto. Portanto, convidamos todos a comparecer e vir nos ajudar neste dia de mobilização.

POR UMA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DAS BOLSAS DE PESQUISA!
_____________
ANPG:
A “Paralisação Nacional de Pós-Graduandos pelo Reajuste de Bolsas Já!” está marcada para ocorrer amanhã e as atividades estão fervendo em universidades de todo o país. Sabemos que a mobilização deste dia nacional foi puxada com prazo curto, embora a semana de mobilização já estivesse convocada. Entretanto, a decisão partiu de uma reação da ANPG diante do clima que sentimos em Brasília durante uma semana de atividades em que estivemos com dirigentes da Capes, do CNPq, do MEC e do MCTI. 

Percebemos que a pressão é necessária para que o reajuste saia, e que as nossas ações têm surtido efeito no sentido de sensibilizar os gestores em âmbito federal. Uma feliz coincidência, nossa semana de atividades coincidiu com o reajuste de bolsas da Fapesp, o que deve incitar ainda mais a nossas ações. A Faperj também já realizou um reajuste no valor das bolsas neste semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário